sábado, 28 de fevereiro de 2015

Natureza

”É assim que tudo serve, tudo se encadeia na natureza, desde o átomo primitivo até o arcanjo, pois ele mesmo começou pelo átomo”.


O termo átomo é uma junção de Kardec: 
 Os espíritos são criados simples e ignorantes. “a” do grego com “tomo” do latim, quer dizer: “a menor unidade da matéria que se supunha indivisível.

– Há dois elementos gerais no universo: o inteligente e o material – espírito e matéria e acima deles está Deus. “A trindade universal” O espírito é a individualização do princípio inteligente.

_O espírito e a matéria são distintos, mas é necessária a união deles para dar inteligência à matéria. O nascimento da ciência moderna teve grande influência do pensamento de René Descartes que separou completamente da mente a matéria. Esse modelo mecanicista foi sustentado por Isaac Newton, tornando o alicerce da física clássica.

A filosofia oriental há muito enfatiza a necessidade de uma visão holística – ou seja – a consciência da unidade do todo e de interação de todas as coisas. Conforme Capra, “a nossa cultura ocidental além de mecanicista e fragmentária, super valoriza o conhecimento da ciência acadêmica, colocando em plano menor o conhecimento intuitivo e filosófico.

Essa visão holística do universo está se mostrando como uma das mais importantes revelações da Física Moderna – A Física Quântica. A medida que se pesquisam os diversos modelos de estrutura sub-atômica, percebe-se que “todos os componentes da matéria e os fenômenos básicos que os envolvem estão interligados em mútua interação e interdependência.


“O ser humano tem algo dos anjos, algo dos pássaros, algo das flores e algo das pedras”


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...