sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Múltiplas formas de expressar Caridade.

Antes de negar-se aos apelos da caridade, medite um momento nas aflições dos outros...
imagine você no lugar de quem sofre.

Observe os irmão relegados aos padecimentos da rua e suponha-se constrangido-á semelhante situação.

Repare ao doente desamparado e considere que amanhã, provavelmente seremos nós, candidato ao socorro na via  pública.

Examine  o ancião fatigado e reflita que se a desencarnação não chegar em breve,não escapará você da velhice.

Contemple as crianças necessitadas, lembrando os próprios filhinhos.

Quando a ambulância deslize rente ao seu passo, conduzindo o enfermo anônimo, podere que talvez um parente nosso extremamente querido se encontre a gemer dentro dela.

Escute pacientemente os companheiros entregues a sombra do grande infortúnio e recorde que em futuro próximo, é possível estejamos na travessia das mesmas dificuldades.

Fite a multidão dos ignorantes e dos fracos cansados e infelizes, julgando-se entre eles, e mentalize gratidão que você sentiria perante a migalha de amor que alguém lhe ofertasse.


Qual o Verdadeiro Sentido da palavra caridade, Tal como Jesus a entendia?
__ Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições alheias, e perdão das Ofensas.


O Amor e a caridade são complementos da lei de justiça, pois o amar o próximo é fazer-lhe todo o bem que pudermos e que gostaríamos que nos fosse feito.Esse é o sentido das palavras de Jesus: Amais-vos Uns aos outros, como irmão.

A caridade, segundo Jesus não se restringe á esmola;abrange todas as relações que temos com nosso semelhantes, sejam eles inferiores, iguais ou superiores a nós. A caridade nos manda ser indulgentes, porque nos mesmo precisamos de indulgência.Ela nos proíbe humilhar o infortunado, contrariamente ao que se pratica com muita frequência.Quando uma pessoa rica se apresenta, tem-se por ela imensa consideração e é tratada infintos obséquios; se é uma pessoa pobre, é como se não fosse preciso preocupar-se  com ela. Entretanto, quanto mais lastimável for sua situação, maior deve ser o cuidado de não lhe aumentar a infelicidade pela humilhação. O Homem verdadeiramente bom procura elevar a visão que o inferior tem de si mesmo, diminuindo a distância entre eles.

Lembrai-vos também de que a ostentação tira os olhos de Deus o mérito do benefício. Jesus disse "Que a vossa mão esquerda ignore o que a direita dá".Com isso, ele vos ensina a nunca manchar a caridade com orgulho.
È preciso distinguir a esmola propriamente dita da beneficência. O Mais necessitado nem sempre é aquele que pede. O temor de uma humilhação detém o verdadeiro pobre, e, muitas vezes, ele sofre sem se lamentar. È a ele que o homem verdadeiramente humano sabe ir procurar, sem ostentação.

Amais-vos uns aos outros, eis toda a lei; Lei divina, pala qual Deus Governa os mundos. O amor é a lei de atração para os seres vivos e orgânicos: a atração é a lei de amor para a matéria inorgânica.

Nunca esqueçais que o  Espírito, seja qual for seu adiantamento e sua situação como reencanado ou na erraticidade, está sempre colocado entre um superior, que o guia e o aperfeiçoa, e um inferior, perante o qual tem os mesmos deveres a cumprir.Portanto, sede caridosos, mas não somente praticando a caridade que vos leva a tirar do bolso a moedinha que lançais friamente a que ousar pedir - ide ao encontro das misérias ocultas. Sede indulgentes com os defeitos de vossos semelhantes.Em vez de menosprezar a ignorância e o vício, intruí e moralizai.Sede gentis e benevolentes para todos os que vos são inferiores, agindo da mesma forma em relação aos seres mais ínfimos da Criação - Então tereis obedecidos á lei de Deus..

Pense  um momento em tudo isso !!!

E você reconhecerá  que a caridade para nós todos é simples obrigação.






Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...