sexta-feira, 17 de abril de 2015

AS OBSESSOES


Obsessao.jpg (279×352)

AS OBSESSOES


“Perguntou-lhe Jesus: Qual é o teu nome? Respondeu ele: Legião; porque tinham entrado nele muitos demônios” – Jesus (Lucas, 8:30)


DEFINIÇÃO

a) "Obsessão - do latim obsessione. Impertinência, perseguição, vexação. Preocupação com determinada idéia, que domina doentiamente o espírito e resultante ou não de sentimentos recalcados; idéia fixa; mania". (Aurélio Buarque de Holanda, Novo Dicionário da Língua Portuguesa).

b) "Chama-se obsessão a ação persistente que um espírito mau exerce sobre um indivíduo. Apresenta caracteres muito diferentes, que vão desde a simples influência moral, sem perceptíveis sinais exteriores, até a perturbação completa do organismo e das faculdades mentais". (Allan Kardec, A Gênese, Cap. XIV,  Ítem 45).

c) [...] “ as obsessões e subjugações são provocadas, sob a influência atrativa dos fluidos similares, pelas disposições do encarnado, pela natureza de suas más tendências, de seus pendores e de seus sentimentos maus. (J.B.Roustaing - OS 4 EVANGELHOS - Vol. 1 pág. 393 – FEB)


. CAUSAS DA OBSESSÃO

a) "A obsessão decorre sempre de uma imperfeição moral, que dá ascendência a um Espírito mau. A uma causa física, opõe-se uma força física; a uma causa moral preciso é se contraponha uma força moral". (Allan Kardec, A Gênese, Cap. XIV, Item 46).

b) "O desequilíbrio da mente pode determinar a perturbação geral das células orgânicas. É por este motivo que as obsessões, quase sempre, se acompanham de características muito dolorosas. As intoxicações da alma determinam as moléstias do corpo". (André Luiz, Missionários da Luz, Cap. 18).

. SINTOMAS DA OBSESSÃO

Quando você escute nos recesso. da mente uma idéia torturante que teima por se fixar, interrompendo o curso dos pensamentos; quando constate, imperiosa, atuante força psíquica interferindo nos processos mentais; quando verifique a vontade sendo dominada por outra vontade que parece dominar; quando experimente inquietação crescente, na intimidade mental, sem motivos reais; quando sinta o impacto do desalinho espiritual em franco desenvolvimento, acautele-se, porque você se encontra em processo imperioso e ultriz de obsessão pertinaz. Transmissão mental de cérebro a cérebro, a obsessão é síndrome alarmante que denuncia enfermidade grave de erradicação difícil.
A princípio se manifesta como inspiração sutil, depois intempestivamente, para com o tempo fazer-se interferência da mente obsessora na mente encarnada, com vigor que alcança o clímax na possessão lamentável. Idéia negativa que se fixa, campo mental que se enfraquece, dando ensejo a idéias negativas que virão. Da mesma forma que as enfermidades orgânicas se manifestam onde há carência, o campo obsessivo se desloca da mente para o departamento somático onde as imperfeições morais do pretérito deixaram marcas profundas no perispírito.(D.P.Franco – Espírito Manoel P de Miranda – NOS BASTIDORES DA OBSESSAO – Examinando a Obsessão – Itens 2 e 3)

"Justapondo-se sutilmente cérebro a cérebro, mente a mente, vontade dominante sobre vontade que se deixa dominar, órgão a órgão, através do perispírito pelo qual se identifica com o encarnado, a cada sessão feita pelo hospedeiro, mais coercitiva se faz a presença do hóspede, que se transforma em parasita insidioso". (Manoel P. de Miranda, Nos Bastidores da Obsessão, 2ª ed., pág. 31).



obsessao4.png (690×517)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...