quarta-feira, 8 de abril de 2015

REENCARNAÇÃO E O NOSSO MUNDO

reencarnao1.jpg (400×268)



REENCARNAÇÃO E O NOSSO MUNDO



Jesus

“Em verdade, em verdade, te digo que ninguém pode entrar no reino de Deus se não nascer de novo” - Jesus (João, 3:3)

“Disse-lhe Nicodemos: “Como pode nascer um homem já velho? Pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, para nascer pela segunda vez?
Retorquiu-lhe Jesus: “Em verdade, em verdade digo-te: Se um homem não renasce da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. — O que é nascido da carne é carne o que é nascido do Espírito é Espírito. — Não te admires de que eu te haja dito ser preciso que nasças de novo” — Jesus (João, 3:4-7).

8.1.2. Kardec

“[...] A reencarnação é a volta da alma ou Espírito à vida corpórea, mas em outro corpo especialmente formado para ele e que nada tem de comum com o antigo”. (Kardec, O Evangelho Segundo o Espiritismo, 107. ed., p. 84).

8.1.3. Léon Denis

“A alma, depois de residir temporariamente no Espaço, renasce na condição humana, trazendo consigo a herança, boa ou má, do seu passado; renasce criancinha, reaparece na cena terrestre para representar um novo ato do drama da sua vida, pagar as dívidas que contraiu, conquistar novas capacidades que lhe hão de facilitar a ascensão, acelerar a marcha para a frente.” (Léon Denis, O Problema do Ser, do Destino e da Dor, 8. ed., p. 159).

8.1.3. Pietro Ubaldi

A vida una íntegra, esboroou-se em um ritmo alterno vida-morte: ao dia se contrapõe a noite; à luz, as trevas; a cada afirmação, a sua negação.  A vida não se pode prolongar no tempo, senão continuamente invertendo-se no negativo, que a mata, vida que continuamente se despedaça, por efeito da queda. Bastaria isto, apenas, para provar a reencarnação.(Pietro Ubaldi – DEUS E UNIVERSO – Cap. A TEORIA DO DESMORONAMENTO E AS SUAS PROVAS – Pág. 119)

8.2. OBJETIVOS DA REENCARNAÇÃO

“Qual o objetivo da encarnação dos Espíritos?
Deus lhes impõe a encarnação com o fim de fazê-los chegar à perfeição. Para uns, é expiação; para outros, missão. Mas, para alcançarem essa perfeição, têm que sofrer todas as vicissitudes da existência corporal: nisso é que está a expiação. Visa ainda outro fim a encarnação: o de por o Espírito em condições de suportar a parte que lhe toca na obra da criação. Para executá-la é que, em cada mundo, toma o Espírito um instrumento, de harmonia com a matéria essencial desse mundo, a fim de aí cumprir, daquele ponto de vista, as ordens de Deus. É assim que, concorrendo para a obra geral, ele próprio se adianta.
A ação dos seres corpóreos é necessária à marcha do Universo. Deus, porém, na sua sabedoria, quis que nessa mesma ação eles encontrassem um meio de progredir e de se aproximar dele. Deste modo, por uma admirável lei da Providência, tudo se encadeia, tudo é solidário na Natureza.
Qual o fim objetivado com a reencarnação?
Expiação, melhoramento progressivo da Humanidade. Sem isto, onde a justiça?” (Kardec, O Livro dos Espíritos, 33. ed., pergs. 132, 167).

“Cada encarnação é como se fora um atalho nas estradas da ascensão. Por esse motivo, o ser humano deve amar a sua existência de lutas e de amarguras temporárias, porquanto ele significa uma bênção divina, quase um perdão de Deus. A golpes de vontade persistente e firme, o Espírito alcança elevados pontos na sua escalada, nos quais não mais estacionará no caminho escabroso, mas sentirá cada vez mais a necessidade de evolução e de experiência, que o ajudarão a realizar em si as perfeições divinas.”(F.C.XAVIER – Espírito Emmanuel – Cap. V – Pág. 40 - 7 ed. - FEB)


“A encarnação humana, em princípio é apenas conseqüente à primeira falta; aquela que deu causa à queda. A reencarnação é a pena da reincidência, da recaída, pois que todas as vossas existências são solidárias entre si. O Espírito reencarnado traz consigo a pena secreta em que incorreu na sua encarnação precedente. Os Espíritos que, dóceis a seus guias, não se transviam, continuam a progredir no estado fluídico. Os que faliram e os que mantiveram puros trabalham, uns e outros, com a sua atividade e com a sua inteligência, pelo seu próprio adiantamento desempenhando missão providencial na grande unidade da criação, onde, para todos os Espíritos, tudo é reciprocidade e solidariedade, tendo por fim a elevação de todos a Deus, segundo as leis gerais do progresso mediante a sabedoria, a ciência e amor.” (J.B.Roustaing - Os 4 Evangelhos – Tomo 1 – pág. 324 – 1º §)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...