- DECISÃO PRIMORDIAL RESULTANDO COMO “QUEDA” PRIMORDIAL
- INVOLUCAO
a) A LIBERDADE COMO PRINCÍPIO
Concluída
a precedente ordem de conceitos, abre-se diante de nós uma outra visão, numa
ordem de conceitos afins e conseqüentes .... "A criatura é livre, podendo,
pois, agir contra o sistema". Aprofundemos aqui, como antes não pudemos
fazê-lo, essa tese, desenvolvendo-a e analisando-lhe todas as conseqüências.
Para
compreender, observemos a estrutura do sistema. Ela se baseia em alguns
princípios fundamentais como o egocentrismo e a liberdade. A criatura, parte
integrante do sistema, foi constituída como um esquema menor do esquema maior,
cujo centro é Deus, de acordo com o princípio já mencionado dos esquemas de
tipo único.
O esquema “eu sou” menor, cópia do
“EU SOU” DEUS
Caminhemos
juntos à procura de Deus..... Para nós, humanos, Ele é hoje o inacessível, o
incognoscível, que a nossa mente não pode alcançar além da Sua suprema
afirmação no todo em que Ele nos aparece a qual nos diz: "Eu sou".
O...homem sabe que, tendo sido ontem
criança, sendo hoje adulto e amanhã velho, tudo muda nele e em seu derredor e
que a única coisa que nele jamais muda é a existência desse centro pelo qual
ele se chama e se sente sempre "eu".
Enquanto no ser tudo nasce e morre, somente esse "eu" não morre jamais.
Todo
ser existe no tempo enquanto disser: "eu". Di-lo o átomo, a
molécula, a célula, o mineral, a planta, o animal, o homem, a família, o
Estado, a humanidade, a Terra, o sistema solar, os sistemas galáticos, o
cosmo. No universo, tudo está sujeito a essa necessidade de individualização.
Ele é composto de seres diversamente diferenciados, mas todos dizem igualmente: "eu".
Este
princípio universal do "eu", centro de todo o ser, é a única coisa
que pode manter-lhe a constante
identidade em uma forma que, de outra maneira, não poderia encontrar-se a si
mesma e se perderia no seu contínuo transformismo.
O
universo é um edifício composto de infinitos "eu", que, de um
"Eu" central do Todo, se pulveriza hierarquicamente descendo para
"eu'' sempre menores .... Todos esses
“eu”s mantém um sistema orgânico
que é próprio a cada um, evolvendo e funcionando sempre em cooperação com
todos os outros “eu”.
E,
se o "eu sou" de cada individualização é o seu íntimo princípio
animador, se o "eu sou" do homem é a sua alma, que poderá ser o
"eu sou" do universo, o princípio animador da forma máxima, senão
Deus?
Assim
se nos tornam compreensíveis as relações entre Deus e o Universo, pois que nós
podemos observá-las refletidas em nós mesmos. Deus é o "Eu sou" do
universo. Este, no seu aspecto dinâmico e físico, é a forma pela qual Deus
exprime o pensamento e como que um Seu corpo, de modo que de Deus nós possamos
na forma também, ver igualmente um semblante que pode espelhar na fisionomia e
expressão o seu íntimo pensamento animador. (DEUS E UNIVERSO – Pietro Ubaldi -
Cap O “Eu Sou” – Esquema do Ser – Pág. 30 – 2 Ed.)
O EGOCENTRISMO
Egocentrismo é a característica que define as
personalidades que consideram que todo o mundo e todas as pessoas giram ao
redor de si própria. (wikipedia – A enciclopédia livre – wikipedia.org)
O ...Egocentrismo possui ao invés (do egoísmo), apenas um
sentido de centralização destituído de senso separatista e exclusivista, sem o
objetivo de usurpar nada a outrem pelo contrário, com vantagem de conservação
de um organismo global que é necessário e útil a todos os elementos
componentes. O Estado, como um chefe de família, pode ser utilmente egocêntrico
sem ser egoísta. Se todo ser, para existir, deve dizer: "eu" - o
egocentrismo é uma necessidade de existência e, por isso, não pode haver culpa
em se repetir os princípios do ser, expressos no sistema do universo. É
também, segundo a Lei, que cada fragmento conserve interiormente a natureza do
esquema consoante o qual o Todo-uno é construído.
....O egocentrismo de Deus é, pois, um egocentrismo
perfeito, isto é, não constituído de um egoísmo separatista e exclusivista,
como o dos seres inferiores, mas sim, feito de Amor, que reforça essa
fundamental lei do ser, porque Deus é centro, não para sujeitar, mas para
atrair, não para absorver, mas para
irradiar, não para tomar, mas para dar. Se, por sua vez, os
"eu" menores têm necessidade do seu menor egocentrismo, para manter o
seu menor sistema, naquele egocentrismo também eles encontram o limite do
próprio ser. Em tal limite eles estão fechados, pois que ele forma o horizonte
da sua existência e compreensão e só pela evolução podem sair dele, ampliando-o
em outro mais vasto.
Assim é a íntima estrutura do sistema do universo.
O grande modelo é Deus, que todos os seres, inclusive o homem, devem seguir.
Esse Deus se encontra no centro do sistema, tudo centralizando em Si, para
tudo irradiar de Si, e as criaturas devem existir à Sua imagem e semelhança,
isto é, como tantos outros sois menores que irradiam, quais centros de
sistemas menores. E. assim, hierarquicamente, cada um, segundo o grau de
evolução atingido, cobre a maior ou a menor vastidão do sistema relativo ao seu
raio de ação. Tal o modelo central, tal a lei do sistema. Certamente, a criatura é livre e pode, pois, agir
de modo contrário.
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