quinta-feira, 19 de março de 2015

Santuário Sublime

                                                                 











        O Santuário Sublime


No corpo humano, temos na Terra o mais sublime dos santuários e uma das supermaravilhas da Obra Divina.
Da cabeça aos pés, sentimos a glória do Supremo Idealizador que, pouco a pouco, no curso incessante dos milênios, organizou para o espírito em crescimento o domicílio de carne em que a alma se manifesta. Maravilhosa cidade estruturada com vidas microscópicas quase imensuráveis, por meio dela a mente se desenvolve e purifica, ensaiando-se nas lutas naturais e nos serviços regulares do mundo, para altos encargos nos círculos superiores.
A bênção de um corpo, ainda que mutilado ou disforme, na Terra, é como preciosa oportunidade de aperfeiçoamento espiritual, o maior de todos os dons que nosso Planeta pode oferecer. (Emmanuel, Roteiro, 6. ed., p. 20-21).

9. PERISPÍRITO

a) CONCEITO
“É o envoltório fluídico, semimaterial, que serve de ligação entre a alma e o corpo”. (Kardec, O Livro dos Médiuns, 58. ed., p. 71, 73).

O perispírito é, ainda, corpo organizado que, representando o molde fundamental da existência para o homem, subsiste, além do sepulcro, demorando-se na região que lhe é própria, de conformidade com o seu peso específico. (Emmanuel, Roteiro, 6. ed., p. 31-32).

b) FUNCAO

“Organismo fluídico, caracterizado por seus elementos imutáveis, é o assimilador das forças protoplásmicas, o mantenedor da aglutinação molecular que organiza as configurações típicas de cada espécie, incorporando-se átomo por átomo, a matéria do germe e dirigindo-a, segundo a sua natureza particular.” (Emmanuel, Emmanuel, cap. XXV, p.127)

“Durante a sua união com o corpo, é o veículo de seu pensamento, para transmitir o movimento às diferentes partes do organismo que agem sob o impulso de sua vontade, e para repercutir no Espírito as sensações produzidas pelos agentes exteriores. Ele tem por fio condutor os nervos, como no telégrafo o fluido elétrico tem por condutor o fio metálico.” (A Gênese, cap..XI item17)

.... o perispírito ... para nos servirmos de uma comparação material, diremos que é o fio condutor, que serve para a recepção e transmissão do pensamento; é, em suma, esse agente misterioso, imperceptível, conhecido pelo nome de fluído nervoso, que desempenha tão grande papel na economia orgânica e que ainda não se leva muito em conta nos fenômenos fisiológicos e patológicos.
[...] no conhecimento do perispírito, está a chave de inúmeros problemas até hoje insolúveis”. (Kardec, O Livro dos Médiuns, 58. ed., p.72).

“Devendo a matéria ser o objetivo de trabalho do Espírito, para o desenvolvimento de suas faculdades, era necessário que pudesse atuar sobre ela, por isso veio habitá-la, como o lenhador habita a floresta. Devendo ser a matéria, ao mesmo tempo, o objetivo e o instrumento de trabalho, Deus, em lugar de unir o Espírito à pedra rígida, criou, para seu uso, corpos organizados; flexíveis, capazes de receber todos os impulsos de sua vontade, e de se prestar a todos os seus movimentos.” (GE cap.XI item 10).

c) NATUREZA

Organismo delicado, com extremo poder plástico, modifica-se sob o comando do pensamento. É necessário, porém, acentuar que o poder apenas existe onde prevaleçam a agilidade e a habilitação que só a experiência consegue conferir [...].(Emmanuel, Roteiro, 6. ed., p. 31-32).


d) COMPOSIÇÃO DO PERISPÍRITO

“Os Espíritos haurem o seu perispírito no meio onde se encontrem, quer dizer que este envoltório é formado de fluidos ambientes; disso resulta que os elementos constitutivos do perispírito devem variar segundo os mundos. Sendo dado como um mundo muito avançado, comparativamente à Terra, Júpiter, onde a vida corpórea não tem a materialidade da nossa, os envoltórios perispirituais devem ser ali de uma natureza infinitamente mais quintessenciada do que sobre a Terra. Ora, do mesmo modo que nós não poderíamos existir nesse mundo com o nosso corpo carnal, nossos Espíritos não poderiam ali penetrar com o seu perispírito terrestre. Deixando a Terra, o Espírito nela deixa o seu envoltório fluídico, e se reveste de um outro apropriado ao mundo onde deve ir. (A Gênese cap..XIV item 8)

“É formado por substâncias químicas que transcendem a série estequiométrica, é aparelhagem de matéria rarefeita, alternado-se, de acordo com o padrão vibratório do campo interno.” (Emmanuel, Roteiro, cap. 6, p. 31-32)

“O perispírito, dessa forma, é também constituído pelo conjunto dessas consciências celulares que formam a consciência global encarregada de transmitir ao espírito as memórias, as conquistas e realizações de cada experiência reencarnacionista, e de todas elas em conjunto, sempre alteradas conforme as transformações naturais da etapa vivenciada.” (Joanna de Angelis – DIAS GLORIOSOS – Cap.Pensamento e Doença – Pág. 50 – LEAL)

e) ÓRGAOS COMPONENTES DO PERISPÍRITO

O perispírito – corpo de matéria rarefeita – está intimamente regido por sete centros de força, que se conjugam nas ramificações dos plexos e que, vibrando em sintonia uns com os outros, pelo poder da mente, estabelecem para nosso uso, um veículo de células elétricas (como um campo magnético). (ENTRE A TERRA E O CÉU – André Luiz - Francisco Cândido Xavier –16a ed.)


f) ESTRUTURAS DO PERISPÍRITO

Nosso corpo espiritual (perispírito), em qualquer parte, refletirá  luz ou a treva, o céu ou o inferno que trazemos em nós mesmos. (Emmanuel – Roteiro, pág. 22)

Aí temos, nessa conjugação de forças físico-químicas e mentais, a aura humana, peculiar a cada indivíduo, interpenetrando-o, ao mesmo tempo que parece emergir dele, à maneira de campo ovóide, não obstante a feição irregular em que se configura, valendo por espelho sensível em que todos os estados da alma se estampam com sinais característicos e em que todas as idéias se evidenciam, plasmando telas vivas, quando perduram em vigor e semelhança como no cinematógrafo comum.
Fotosfera psíquica, entretecida em elementos dinâmicos, atende à cromática variada, segundo a onda mental que emitimos, retratando-nos todos os pensamentos em cores e imagens que nos respondem aos objetivos e escolhas, enobrecedores ou deprimentes. (F.C.Xavier – Espírito André Luiz – EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS – Cap. XVII – Mediunidade e Corpo Espiritual – Pag. 129 - 8a ed. - FEB)


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...