domingo, 29 de março de 2015

Universo

       








EVOLUCAO – A DIMENSAO FISICA e ESPIRITUAL



“Não se turbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim. Há muitas moradas na casa de meu Pai; se assim não fosse, já eu vo-lo teria dito, pois me vou para vos preparar o lugar” — Jesus (João, 14:1-2).

O Uni­verso é a unidade que abarca tudo o que existe. Essa unidade pode ser considerada sob três aspectos: estático, dinâmico e mecânico.
         O aspecto estático mostra-nos o universo em sua estrutura e forma; o aspecto dinâmico, em seu movimento e vir-a-ser; o aspecto mecânico, em seu princípio e em sua lei. Mas esses são somente aspectos, pontos de vista diferentes do mesmo fenômeno. Coexistem sempre, em toda parte, e os encontramos conexos.
         Do exame desses três aspectos surge a idéia gigantesca que domina todo o universo. Quer o observemos como organismo, como vir-a-ser, ou como lei, chegaremos ao mesmo conceito por três estradas diferentes, que se somam e reforçam a conclusão. Ascen­demos, assim, ao Princípio Único, à idéia central que go­verna o universo. Esse princípio, essa idéia, é ordem. (Pietro Ubaldi – A GRANDE SÍNTESE – Cap. VII – Aspecto Estático, Dinâmico e Mecânico do Universo –Pág. 34/35 – 16 Ed)

Devido à atuação desses Arquitetos Maiores, surgem nas galáxias às organizações estelares como vastos continentes do Universo em evolução e as nebulosas intragaláticas como imensos domínios do Universo, encerrando a evolução em estado potencial, todas gravitando ao redor de pontos atrativos, com admirável uniformidade coordenadora.
É ai, no seio dessas formações assombrosas, que se estruturam, inter-relacionados, a matéria, o espaço e o tempo, a se renovarem constantes, oferecendo campos gigantescos ao progresso do Espírito [...] (André Luiz - espírito – EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS – Cap. I – Item Impérios Estelares – Pág. 20 – 8 Ed – FEB)

Semelhantes mundos servem à finalidade a que se destinam, por longas eras consagrados a evolução do espírito, até que, pela sobre pressão sistemática, sofram colapso atômico pelo qual se transmudam em astros cadaverizados. Essas esferas mortas, contudo, volvem a novas diretrizes dos Agentes Divinos, que dispõem sobre a desintegração dos materiais de superfície, dando ensejo a que elementos comprimidos se libertem através de explosão ordenada, surgindo novo acervo corpuscular para a reconstrução das moradias celestes, nas quais a obra de Deus se estende e perpetua, em sua glória criativa. (André Luiz - espírito – EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS – Cap. I – Forcas Atômicas – Pág. 22 – 8 Ed – FEB)

Eis por que o nosso é um universo em evolução e o motivo por que a lei de ascensão é a lei fundamental de nossa exis­tência. Não basta, contudo, ter verificado o fato.... Precisamos compreender por que este fato existe nessa forma. (Pietro Ubaldi – DEUS E UNIVERSO – Cap. VIII – Solução Última do Problema do Ser – Pág. 87 – 2 Ed)

O universo, desde o plano físico ao espiritual, é um sistema orgânico, dirigido por um princípio de ordem que sempre melhor realizamos, quanto mais evoluímos. (Pietro Ubaldi – CRISTO – Cap. XVIII – Ofendido e Ofensor – Seus Destinos – Pág. 227 – 2 Ed)

Em análogo alicerce, as inteligências humanas que ombreiam conosco utilizam o mesmo fluído cósmico, em permanente circulação no Universo, para a Co-criação em plano menor, assimilando os corpúsculos da matéria com a energia espiritual que lhes é própria, formando assim o veículo fisiopsicossomático em que exprimem ou cunhando as civilizações que abrangem no mundo a Humanidade Encarnada e a Humanidade Desencarnada. Dentro das mesmas bases, plasmam também os lugares entenebrecidos pela purgação infernal, gerados pelas mentes desequilibradas ou criminosas nos círculos inferiores abismais e que valem por aglutinações de duração breve, no microcosmo em que estagiam, sob o mesmo principio de comando mental com que as Inteligências Maiores modelam as edificações macroscópicas... (André Luiz - espírito – EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS – Cap. I – Item - Co-criação em plano menor – Pág. 23 – 8 Ed – FEB)

“Os mundos, considerados do ponto de vista do estado que lhes é próprio e do progresso planetário, estão sempre em relação com o estado e o progresso dos Espíritos que os habitam. São materiais ou espirituais, classificando-se de materiais os que servem de habitação aos Espíritos que encarnam na matéria. Quanto aos outros, não os há que sejam especialmente espirituais. Todos o são, desde que não mais os habitem Espíritos encarnados na matéria, isto é, Espíritos que revistam corpos materiais. No que respeita aos mundos, sejam de ordem material, sejam de ordem espiritual, tantos são as suas gradações, dos pontos de vista da sua sucessão na categoria dos mundos, da sua progressividade e da sua utilidade como mundos intermediários, que não se lhes pode formar a escala, quer se trate de ir dos mundos materiais aos que se acham no estado fluídico, quer se trate de ir destes, que são os em que cessou a materialidade, aos que atingiram o estado de pura fluidez.” (J.B.Roustaing - OS 4 EVANGELHOS – Tomo 2 – pág. 476 – 2º/3º §§)


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...