DA CRIACAO, PREEXISTÊNCIA E ETERNIDADE DO
ESPÍRITO
Nas próximas aulas abordaremos:
1. ASPECTOS DA DOUTRINA ESPÍRITA
2. CRIACAO PRIMORDIAL DO ESPÍRITO
3. DECISÃO PRIMORDIAL RESULTANDO COMO
QUEDA PRIMORDIAL - INVOLUCAO
4.
O
SURGIMENTO DA MATÉRIA - NOSSO UNIVERSO
5. O RETORNO AO PAI– EVOLUCAO
6. O ESPÍRITO E A EVOLUCAO
7. COMPLEXO HUMANO
8. O CORPO
9. PERISPÍRITO
10. ESPÍRITO
1. ASPECTOS DA DOUTRINA ESPÍRITA
A Doutrina Espírita é
estudada sob vários aspectos como os abaixo relacionados:
·
O Espírito sua criação e evolução.
·
Desencarnação e o Mundo Espiritual.
·
A evolução e os Universos Físicos e Espirituais
·
Origem e necessidade da encarnação e reencarnação.
·
Comunicação com os Espíritos: Mediunidade, Prece etc.
·
Relação entre os Espíritos: Obsessão, Livre Arbítrio etc.
·
Leis Divinas: Decisões, Vida Futura etc.
·
O espiritismo e as relações com a vida prática.
A cada aula estaremos
abordando um ou mais de um destes aspectos para ampliarmos cada vez mais nossa
consciência a respeito do assunto.
- CRIACAO PRIMORDIAL
DO ESPÍRITO
“E criou DEUS o homem a sua imagem, a imagem de DEUS o
criou...” (GEN 1:27 - TORÁ – A lei de Moisés – Pág. 3 – Editora
Sêfer)
a)
O POR QUE DA CRIAÇÃO?
O
nosso ponto de partida será, pois, o capítulo final, intitulado: "Visão
Sintética" do Volume Deus e Universo. Naquela visão, de máxima amplitude,
que até agora conseguimos por intuição, enxertaremos a outra visão, menos
vasta, porém mais próxima, a de A Grande Síntese
(livro). Os conteúdos dos dois volumes estarão, pois, fundidos aqui numa única
concepção, que nos dará, num só golpe de vista, a visão de todo o Sistema. O
nosso trabalho é, agora, o mesmo da minha primeira fase de recepção por
inspiração, ou seja, abrir os olhos e ver.
Assim,
quando chegamos a esta visão, não podemos saber nem nos perguntar por que Deus
quis existir e agir de determinada maneira e não de outra. Podemos somente
receber a visão e registrar o estado de fato, que ela representa, e por fim
aceitá-lo. ...
...Por
isso, não podemos explicar porque Deus teria querido criar os seres,
transformando-se, de um todo homogêneo, internamente indiferenciado, num todo
orgânico, unidade coletiva composta de infinitos espíritos.
b)
A VISAO – O TODO DEUS
Apareceu-me
Deus como uma esfera que envolve o todo, isto é, como conceito abstrato de
esfera, existente além do espaço e cuja superfície está situada no infinito.
Deus está no centro e domina toda a esfera, existindo também em cada ponto seu.
Deus não pode ser definido, porque no infinito Ele simplesmente "é".
Deus significa existir. Ele é a essência da vida. Tudo o que existe é vida,
isto é, Deus. E Deus é tudo o que existe, que é vida.
Nós,
como tudo o que existe, estamos em Deus, porque nada pode existir fora de Deus,
nada lhe pode ser acrescentado nem tirado.
c) TRES POSICOES
Eis
então que a esfera a qual chamamos de Tudo-Uno-Deus, por representar Deus como
Unidade envolvendo o todo, inicia um processo de íntima elaboração, levando-a a
uma profunda transformação..... a Divindade se distingue em três momentos
sucessivos, constituindo a Trindade do Deus-Uno...
No primeiro momento, acha-se Deus no
estado de puro pensamento. Ele então existe como um “eu” pensante que concebe. O movimento da elaboração interior está
só na ideação abstrata, que é de visão do plano, o qual depois se realizará nos
momentos sucessivos; é formulação da Lei, isto é, dos princípios que irão reger
tudo; é contemplação da obra futura, ainda no estado de imagem mental.
Mas,
eis que tudo se transforma e passa a um segundo
momento, quando a concepção se muda em ação.
O movimento da elaboração interior, de puro pensamento se torna vontade, que
executa a idéia abstrata, põe em ação os planos concebidos, aplica os
princípios da Lei. A imagem mental torna-se ação e se encaminha à sua
realização.
Chega-se,
assim, ao terceiro momento, àquele
em que a idéia, por meio da ação, atingiu
sua realização. Então o movimento da elaboração interior se completou,
chegando à obra terminada, na qual, por meio da ação, a idéia originária do
primeiro momento encontrou sua expressão final, de acordo com os planos
concebidos e os princípios da Lei. É neste terceiro momento que ocorre a gênese
da criatura, ou seja, a criação.
d) A TRINDADE
Estes
três momentos representam o que chamamos as três pessoas da Trindade, ou seja:
Espírito (a concepção); Pai (o Verbo, ou ação); Filho (o ser criado). Cada um
dos três momentos é sempre o mesmo Deus, que permanece assim o Todo-Uno e trino
ao mesmo tempo.
e) ÍNTIMA AUTO ELABORACAO – CRIACAO PRIMORDIAL
....Neste
processo, Deus multiplicou-se, como que se dividindo num número infinito de
seres e no entanto continuando uno. Nos três momentos, a unidade de Deus
permanece intacta e idêntica. Em vista de, ao Todo, nada se poder acrescentar,
a criação ocorreu e permaneceu no seio do Tudo-Uno-Deus. Em outras palavras,
poderemos imaginar este processo criador, como uma íntima auto-elaboração, pela
qual Deus se transformou, de seu estado homogêneo e indistinto, em outro seu
estado diferenciado e orgânico.
Criou-se,
assim, o modelo, que mais tarde será repetido na formação de todos os
organismos, quer da matéria quer da vida, segundo um dos maiores princípios da
Lei, o das unidades coletivas.
Essa
era de puros espíritos perfeitos,
bem diferentes em toda sua qualidade, daquela em que nos achamos atualmente
situados...
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