sábado, 14 de março de 2015

Surgimento Doutrina Espírita








SURGE A DOUTRINA ESPÍRITA - ALLAN KARDEC E OS SEUS COLABORADORES

Assembléias espirituais, reunindo os gênios inspiradores de todas as pátrias do orbe, eram levadas a efeito nas luzes do infinito, para a designação de missionários das novas revelações. Em uma de tais assembléias, presidida pelo coração misericordioso dos grandes discípulos do senhor, para vir a terra, com a tarefa de organizar e compilar ensinamentos que seriam revelados, oferecendo um método de observação a todos os estudiosos do tempo. Foi assim que Allan Kardec, a 3 de outubro de 1804, via a luz da atmosfera terrestre, na cidade de Lião. Segundo os planos de trabalho do mundo invisível, o grande missionário, no seu maravilhoso esforço de síntese, contaria com a cooperação de uma plêiade de auxiliares da sua obra, designados particularmente para coadjuvá-lo, nas individualidades de João-Batista Roustaing, que organizaria o trabalho da fé; de Léon Denis, que efetuaria o desdobramento filosófico; Gabriel Delanne, que apresentaria a estrada científica e de Camille Flamarion, que abriria a cortina dos mundos, desenhando as maravilhas das paisagens celestes, cooperando assim na codificação Kardequiana no Velho Mundo e dilatando-a com os necessários complementos.
(Livro BRASIL CORACAO DO MUNDO PÁTRIA DO EVANGELHO – Cap. O Espiritismo no Brasil – Pág.228/229 – FCX – FEB)

Observações de EMMANUEL

Um modesto escorço da História faz entrever os laços eternos que ligam todas as gerações nos surtos evolutivos do planeta.
Meus amigos, Deus vos conceda muita paz.
Em nosso modesto estudo da História, um único objetivo orientou as nossas atividades - o da demonstração da influência sagrada do Cristo na organização de todos os surtos da civilização do planeta, a partir da sua escultura geológica.
Nossa contribuição pode pecar pela síntese excessiva, mas não tínhamos em vista uma nova autópsia da História do Globo em suas expressões sociais e políticas, e sim revelar, mais uma vez, os ascendentes místicos que dominam os centros do progresso humano, em todos os seus departamentos.


2 – AS REVELACOES SUCESSIVAS

Qual o objetivo de uma revelação?

A revelação tem, pois, por objetivo por o homem na posse de certas verdades, que não podia adquirir por si mesmo, e isto visando ativar o progresso. Essas verdades em geral se limitam a princípios fundamentais, destinados a por no caminho das pesquisas, e não a conduzir pela mão.(RE – 1866 – pg 106)


É, pois, com razão que o espiritismo é considerado como a terceira revelação. Vejamos quais são elas:

Primeira: Como profeta, Moisés revelou aos homens o conhecimento de um Deus único, soberano e criador de todas as coisas; Ele promulgou a lei do Sinai elancou os fundamentos da verdadeira fé; como homem, foi o legislador do povo, pelo qual essa fé primitiva, depurando-se devia um dia espalhar-se por toda a terra. (RE 1867 – PG 269 - item 21)

Segunda: O Cristo, tomando da antiga lei o que é eterno e divino, rejeitando o que apenas era transitório, puramente disciplinar e de concepção humana, acrescenta a revelação da vida futura, da qual Moisés não havia falado, a das penas e recompensas que esperam o homem depois da morte. ...faz encarar a divindade não mais como o Deus terrível, ciumento, vingativo de Moisés, o Deus cruel e impiedoso que rega a terra com o sangue humano, que ordena o massacre e o extermínio dos povos...que fere os filhos pela faltas do pai...mas um Deus clemente, soberanamente justo e bom, cheio de mansuetude e misericórdia, que perdoa o pecador arrependido e dá a cada um segundo as suas obras;
Contudo o Cristo acrescenta: Muitas das coisas que voz digo não podeis compreender agora; e teria muitas outras a voz dizer que não compreenderíeis. É por isso que voz falo por parábola. Mas mais tarde “eu voz enviarei o Consolador, o Espírito da Verdade. Que restabelecerá todas as coisas e vo-las explicará todas”. (RE 1867 – pg 269 itens 22/23/26)

Terceira: Uma nova e importante revelação se realiza na época atual. É a que mostra a possibilidade de comunicar com os seres do mundo espiritual. Este conhecimento não é novo, sem dúvida, mas até os nossos dias ficou de certo modo no estado de letra morta, isto é, sem proveito para a humanidade. (RE 1866 – pg 103)
Assim, essas manifestações serviram para nos dar a conhecer o mundo invisível que nos rodeia, e que não suspeitávamos. E só este conhecimento seria de uma importância capital, supondo que os Espíritos fossem incapazes de algo nos ensinar a mais. (RE 1866 – pg 105)



3 - MAS O ESPIRITISMO É SOMENTE UMA RELIGIÃO?

O Espiritismo é regido por ter aspectos, são eles:





Pergunta:
- Apresentado o espiritismo, na sua feição de Consolador prometido pelo Cristo, três aspectos diferentes: científico, filosófico, religioso, qual desses aspectos é o maior?

EMMANUEL Responde:
- Podemos tomar o Espiritismo, simbolizado desse modo, com um triangulo de forcas espirituais.
A Ciência e a filosofia vinculam a terra essa figura simbólica, porem, a RELIGIÃO é o ângulo divino que liga ao céu. No seu aspecto científico e filosófico, a doutrina será sempre um campo nobre de investigações humanas, como outros movimentos coletivos, de natureza intelectual que visam o aperfeiçoamento da Humanidade. No aspecto religioso, todavia, repousa a sua grandeza divina, por constituir a restauração de Jesus - Cristo, estabelecendo a renovação definitiva do homem, para a grandeza do seu imenso futuro espiritual.
(O CONSOLADOR – Emmanuel - Cap. Definição – Pág. 19 – FCX)

O espiritismo não tem um caráter isolado de uma filosofia, de uma ciência ou de uma religião, porque é, ao mesmo tempo, religião, filosofia e ciência. É simultaneamente revelação divina e obra de cooperação dos Espíritos humanos desencarnados e encarnados. Tem a característica singular de ser impessoal, complementar e progressivo; primeiro por não ser fruto de revelação de um só espírito, nem o trabalho de um só homem; segundo, por ser a complementação natural, expressa e lógica das duas primeiras Grandes Revelações Divinas (a de Moisés e a do Cristo); terceiro, porque, como bem disse Kardec, ele jamais dirá a última palavra. É ciência, porque investiga, experimenta, comprova, sistematiza e conceitua leis, fatos, forças e fenômenos da vida, da natureza, dos pensamentos e dos sentimentos humanos. É filosofia, porque cogita, induz e deduz idéias e fatos lógicos sobre as causas primeiras e seus efeitos naturais; generaliza e sintetiza, aprofunda e explica; estuda, discerne e define motivos e conseqüências, como e porquês de fenômenos relativos a vida e a morte. É religião, porque de suas constatações científicas e das suas conclusões filosóficas resulta o reconhecimento humano da Paternidade Divina e da irmandade universal de todos os seres da Criação, estabelecendo desse modo, o culto natural do amor a Deus e ao próximo. (UNIVERSO E VIDA – Áureo – Cap. O Terceiro Legado – Pág. 163 – HTS)

4 - DE ONDE PROVEEM AS MANIFESTACOES ESPIRITUAIS DESTES COOPERADORES?

“O Espírito age onde quer e ouves sua voz, mas não sabes de donde vem nem para onde vai; assim é todo aquele que nasceu do Espírito”.
(JESUS – João 3:8 – Carlos Torres Pastorino – Tradução Direta do Original Grego)

Influem os Espíritos em nossos pensamentos e em nossos atos?

“Muito mais do que imaginais. Influem a tal ponto, que, de ordinário, são eles que vos dirigem.”

É sempre de dentro de si mesmos que os homens inteligentes e de gênio tiram suas idéias?

“Algumas vezes, elas lhes vêm do seu próprio Espírito, porém, de outras muitas, lhes são sugeridas por Espíritos que os julgam capazes de compreendê-las e dignos de
vulgarizá-las. Quando tais homens não as acham em si mesmos, apelam para a inspiração.
Fazem assim, sem o suspeitarem, uma verdadeira evocação.”
(LIVRO DO ESPÍRITOS – Cap. IX – 459/462 – Allan Kardec)


5 – VANGUARDA DO PENSAMENTO INTERNACIONAL

A informação que recebi auditivamente foi, a princípio, de ordem geral, mas depois, com a prática, tornou-se específica. Eu ouvi, por exemplo, palavras de amor e confiança endereçadas a pessoa que tinha vindo a procura de tratamento. Mais tarde, a informação se especificava a ponto de nomear pessoas as doenças que o paciente tivera ou, em alguns casos uma dieta, vitaminas, remédios ou drogas que poderiam beneficia-lo. Muitas pessoas decidiram seguir estas instruções verbais e ficaram boas.
Depois de ter feito isso todas as manhas, ao nascer do sol, durante três meses, a informação verbal me chegava to depressa que eu mal tinha tempo de pô-la por escrito. A voz me sugeriu que eu comprasse uma máquina de escrever.Logo depois, porém, eu já não conseguia escrever a maquina com a rapidez suficiente. A voz sugeriu que eu comprasse um gravador. Comprei-o.
(BARBARA ANN BRENAN – Foi pesquisadora da NASA no centro de vôo espacial Goddard – Mestrado de Física atmosférica na Universidade Wisconsin – Pesquisadora No campo da energia humana nos últimos 20 anos – Livro MAOS DE LUZ – Cap. 19 pag. 232)


Este livro pretende melhorar imagem da ciência demonstrando a existência de uma harmonia essencial entre espírito da sabedoria oriental e o da ciência ocidental. Estas páginas buscam sugerir que a física moderna ultrapassa a tecnologia, que o caminho – ou Tao – da Física pode ser o caminho com um coração, um caminho que nos conduzam ao conhecimento espiritual e a auto-realização.
( FRITJOF CAPRA – PHD em física, especialista em teoria sistêmica – Livro O TAO DA FÍSICA- Cap 1 Pag. 27)


Sob a movimentada organização da sociedade esta acontecendo uma silenciosa (r)evolução que afeta nosso padrões de vida, nossa compreensão sobre o funcionamento do universo e nossos conceitos sobre saúde e doença. Trata-se de uma mudança sutil, embora radical, que penetra todos os segmentos da vida moderna. Esta (r)evolução é a descoberta do senso de totalidade.
A totalidade é um campo vibratório que traz ordem, harmonia, e integração a vida através de energia vital; Trata-se do principio organizador básico do universo. Manifesta-se no corpo como saúde, no âmbito espiritual como alma e no plano emocional como amor.
A alma é definida como a expressão espiritual da totalidade; seu processo único em nosso universo é representado pelo conceito de espírito....Discutiremos o relacionamento da alma e do espírito com o corpo, a mente e as emoções e desenvolveremos um novo modo de entender as processos psicossomáticos.
(STEPHANO SABETTI – Livro O PRINCIPIO DA TOTALIDADE – Introdução Págs. 9/10 e 11)

      
Este livro é parte de um novo e crescente consenso médico que, como escreve o Dr. Gerber, considera que “um sistema de medicina que negue ou ignore a sua existência (do espírito) será incompleto porque exclui o atributo mais importante do ser humano, a dimensão espiritual”.
(GABRIEL COUSENS, MD Médico Holístico – Introdução Livro – MEDICINA VIBRACIONAL – Dr Richard Gerber – pág. 25)


Mas agora, de maneira um tanto súbita, na década de 70, reuniram-se alguns pesquisadores muito respeitados, muito sóbrios e muito habilidosos – físicos, biólogos, fisiólogos, neurocirurgiões – e esses cientistas não estavam falando com a religião; estavam simplesmente falando religião, e (o que é ainda mais extraordinário) agiam assim numa tentativa de explicar os dados hard da própria ciência. Os fatos reais da ciência, diziam, os dados efetivos (da física a fisiologia) só parecem fazer sentido se presumimos algum tipo de fundamento implícito, ou unificador ou transcendental subjacente aos dados explícitos.
(Livro O PARADIGMA HOLOGRÁFICO – Ken Wilber (organizador) – Introdução - pág. 7)

O neurocientista Karl Pribam da Stanford e o Físico David Bohm da universidade de Londres propuseram teorias que, parecem responder por todo tipo de experiências transcendentais, eventos paranormais e até mesmo singularidade perceptivas “normais”. As implicações disso para cada aspecto da vida humana, e também para a ciência são tao profundas que dedicamos um número deste boletim a esse assunto.
Fenômenos envolvendo estados alterados de consciência (que refletem estados cerebrais alterados) podem ter origem numa sintonização literal com a matriz invisível que gera a realidade “concreta”. Isso poderia possibilitar a interação com a realidade num nível primário, respondendo desse modo por fenômenos como a precognição, a psicocinese, a cura paranormal, a distorção temporal, a aprendizagem rápida... e, pela experiência da unicidade com o universo”, a convicção de que a realidade ordinária é uma ilusão, descrições de um vazio que é paradoxalmente pleno, como no provérbio taoísta: “O real é vazio e o vazio é o real”.
(Livro O PARADIGMA HOLOGRÁFICO – Karl Pribam/David Bohm – Cap. 1 – Uma nova perspectiva sobre a realidade – pág. 11)


A ciência acadêmica tradicional descreve os seres humanos como animais desenvolvidos ou máquinas biológicas de pensar. Experimentando e estudando no estado regular de consciência, nós percebemos o mundo na perspectiva Newtoniana, formado por objetos feitos de átomos, moléculas, células, tecidos e órgãos. Entretanto, as experiências transpessoais mostram claramente que cada um de nós tem também um campo de consciência que transcende o espaço, o tempo, e as linhas lineares de causalidade. A nova e completa fórmula...  descreve assim os seres humanos como seres paradoxais que tem dois aspectos complementares: Eles podem apresentar as propriedades dos objetos newtonianos e também infinitos campos de consciência. A  adequação  dessas descrições depende do estado de consciência em que as observações são feitas. A morte física elimina apenas um lado da definição, enquanto o outro assume plena expressão.”
(STANISLAW GROF Psiquiatra checo com mais de quarenta anos de experiência em pesquisa com estados incomuns de consciência, induzidos por substâncias psicodélicas e por técnicas sem uso de drogas, tais como a Respiração HolotrópicaTM. - M.D. da Charles University School of Medicine - Ph.D. (Doctor of Philosophy in Medicine) da Czechoslovakian Academy of Sciences.
(COSMOLOGIAS ALTERNATIVAS E ESTADOS ALTERADOS por Stanislav Grof, MD dos arquivos do Noetic Sciences Review, Vol. 32, Winter 1994, pages 21-29 De uma palestra dada na conferência do Institute of Noetic Sciences, "A Fonte Sagrada: Vida, Morte e a Sobrevivência da Consciência", em Chicago, Illinois, EUA, 15 a 17 de Julho de 1994)


“Num processo de co-evolução entre a matéria com esse vácuo quântico, a vida emerge da matéria inorgânica, e a mente e a consciência emergem das altas esferas da vida.Esta concepção evolucionista não reduz a realidade ao binômio matéria sem vida (do materialismo) ou vida sem matéria (do idealismo). Ambas são reais (apesar do dualismo) mas nenhuma delas é realmente o elemento original.  Matéria e mente evolveram de um único elemento cósmico comum: o campo de energia do vácuo quântico.”

“A interação das nossa mentes com o vácuo quântico liga-nos com todas as mentes ao nosso redor, assim com a biosfera e com o planeta. Isto abre a nossa mente para a sociedade, para a natureza e para o universo. Esta abertura sempre foi conhecida por místicos e sensitivos, profetas e metafísicos, em todas as eras. Mas tem sido deixada de lado pelos que tem a ciência moderna como o único meio de compreender a realidade. Agora, entretanto, o reconhecimento dessa abertura retorna ao campo das ciências naturais. O tráfego entre a nossa consciência e o resto do mundo pode ser constante e fluir em ambas as direções. (…) Estas assertivas nascem de estudos empíricos feitos por psiquiatras como Stanislav Grof. Eles confiram o insight de Vaclav Havel: “há algo como uma antena que capta sinais de um transmissor que contém a experiência de toda a raça humana.”

(ERVIN LAZLO - PHD em Sorbonne, Paris - Presidente da International Society for the Systems Sciences (ISSS) - Diretor do Departamento de Ciências da Universidade da Paz, em Berlim - Conselheiro da Direção Geral da Unesco - CONFERENCE ON A NEW SPACE FOR CULTURE AND SOCIETY - (NEW IDEAS IN SCIENCE AND ART) 19 - 23 November 1996

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...